domingo, 4 de agosto de 2013

Momento Culinária #3 - Bolo Marta Rocha - Naked Cake

Olá...

   Em Blumenau/SC, minha cidade natal, o bolo Marta Rocha é muito apreciado e é difícil encontrar alguém que resista a essa delícia, eu adoro! Se você procurar a receita desse bolo, vai encontrar várias e uma diferente da outra...acho que cada pessoa molda a receita de acordo com seu gosto pessoal, mas em geral o bolo Marta Rocha é feito com duas massas de bolo - pão de ló e chocolate, crocante de nozes ou castanhas, suspiro, geleia de damasco, fios de ovos e chantilly.
   Esta é a primeira vez que faço esse bolo e como muitos, moldei a receita de acordo com meu gosto pessoal; digo, o gosto do pessoal aqui em casa - rs. Na minha receita, eu substitui o pudim de ovos por pudim de leite condensado (menos ovos), acrescentei raspas de limão no suspiro, não usei geleia de damasco e o principal diferencial; eu não cobri o bolo com chantilly e fios de ovos. Um Naked Cake....eu nunca vi um Marta Rocha "pelado"! - Confesso que isso me preocupou um pouco, mas após ler o post "se faz assim" do Blog que eu adoro, o Monta Encanta, eu me inspirei, criei coragem e coloquei as mãos na massa.
   Se aventure a fazer essa delícia de bolo você também! Dá um pouco de trabalho e exige um tempinho de dedicação, mas o resultado final é delicioso!

BOLO MARTA ROCHA - NAKED CAKE







INGREDIENTES E MODO DE PREPARO

* MASSA

1 pacote/caixa de mistura para bolo pão de ló 
1 pacote/caixa de mistura para bolo sabor chocolate

   Faça o bolo de acordo com as instruções de preparo no verso da embalagem e leve ao forno para assar, em forma de aro removível. Após assado, retire do forno, deixe amornar e desenforme. Corte as duas massas ao meio e reserve.

"Eu usei a mistura para bolo da marca Fleischmann, é ótima e eu adoro! Mas, fique a vontade para utilizar qualquer marca ou, a sua receita de pão de ló e bolo de chocolate preferida."

1 caixa de creme tipo chantilly pronto para bater (200 ml)

   Faça o creme de chantilly de acordo com as as instruções de preparo no verso da embalagem. Quando pronto, divida o creme em duas tigelas - uma contendo apenas 3 colheres de sopa cheias e a outra com o restante do creme. Reserve.

"Se preferir, faça o chantilly conforme sua receita preferida".

1 copo americano de refrigerante guaraná - para molhar o bolo na hora de montar.

* PUDIM DE LEITE CONDENSADO (A MODA "BABA DE MOÇA") - RECHEIO

1 lata de leite condensado (395 g)
6 gemas de ovos (ao separar as gemas das claras, lembre de reservar 3 claras para o suspiro)
1 vidro de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 colher (sopa) de amido de milho

   Em um panela, dissolva a maisena no leite de coco, junte as gemas peneiradas e misture bem. Em seguida junte o leite condensado, a manteiga e leve ao fogo baixo; sem parar de mexer, até obter uma consistência cremosa (tipo pudim). Reserve.

* CROCANTE DE NOZES E CASTANHAS DE CAJU - RECHEIO E COBERTURA

3 xícaras de açúcar
1 1/2 de água
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de castanha de caju picadas
1 colher rasa (sopa) de manteiga sem sal

   Coloque a água e o açúcar no fogo e deixe ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de caramelo. Junte a manteiga, as nozes e as castanhas de caju e despeje sobre uma superfície (mármore ou o fundo de uma forma de alumínio) untada com óleo ou manteiga, espalhando bem. Quando o crocante estiver endurecendo, vire-o e espere esfriar. Após, passe o rolo de macarrão sobre o crocante até obter uma farofa grossa. Reserve.

* SUSPIRO

3 claras de ovos
3 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
raspas de limão (preferencial)

   Na batedeira, bata as claras e o sal em ponto de neve. Acrescente o açúcar de confeiteiro peneirado, as raspas de limão e bata até obter um creme firme - cerca de 8 minutos. Transfira para um saco de confeitar e reserve. Unte uma assadeira com margarina e forre-a com papel manteiga também untado. Desenhe no papel manteiga um círculo do tamanho da forma utilizada para fazer os bolos e modele um disco com o creme reservado. Leve para assar em temperatura baixa (150 ºC), com a porta semiaberta do forno por 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar.

MONTAGEM

   Tenha em mãos todos os itens que foram reservados:

2 duas massas de bolo cortadas ao meio (pão de ló e bolo de chocolate)
1 copo americano de guaraná
Pudim de leite condensado frio
Creme de Chantilly
Farofa de crocante
1 disco de suspiro frio

   Primeiro, separe um pouco da farofa de crocante - o suficiente para decorar o bolo. O restante da farofa, misture com o creme de chantilly reservado na maior tigela. 

   Coloque uma metade do bolo pão de ló no prato em que for servir e molhe ele com o guaraná, tomando o cuidado para não encharcar a massa. Cubra com um pouco de pudim de leite condensado e por cima a mistura de chantilly e farofa de crocante.
   Coloque a primeira metade do bolo de chocolate e molhe ele com guaraná. Cubra com mais um pouco de pudim de leite condensado (uma camada mais generosa que a primeira). Acomode em cima o disco de suspiro e mais um pouco de pudim de leite condensado.
   Coloque a segunda metade do bolo de chocolate, molhe ele com guaraná e cubra com o restante do pudim de leite condensado e por cima a mistura de chantilly e farofa de crocante.
   Coloque a segunda metade do bolo de pão de ló, molhe com o guaraná e decore, apenas em cima do bolo, com as 3 colheres de chantilly e a farofa de crocante reservados.
Leve a geladeira por no mínimo 4 horas e sirva gelado.

   Recapitulando a minha sequencia de montagem:

* Primeira metade de bolo pão de ló molhado com guaraná
* Pudim de leite condensado
* Mistura de chantilly e farofa de crocante

* Primeira metade de bolo de chocolate molhado com guaraná
* Pudim de leite condensado (uma camada mais generosa)
* Disco de suspiro
* Pudim de leite condensado

* Segunda metade de bolo de chocolate molhado com guaraná
* Pudim de leite condensado
* Mistura de chantilly e farofa de crocante

* Segunda metade de bolo pão de ló molhado com guaraná
* Decorara com as 3 colheres de chantilly e a farofa de crocante reservadas.

   Ufa, enfim pronto! rs - É, dá um pouco de trabalho mesmo, mas é tão gostoso...




   Aprecie, inspire-se e faça o seu bolo de Marta Rocha! Sinta-se livre para montá-lo como preferir e moldar a receita de acordo com o seu gosto. Você pode trocar o pudim de leite condensado por pudim de ovos, por baba de moça...pode e deve rs acrescentar fios de ovos e geleia de damasco (o pessoal aqui em casa, diferente de mim, não gosta muito), decorar todo o bolo com chantilly...existe uma infinidade de combinações, mas mantenha-se fiel aos ingrediente chaves: crocante de nozes ou castanhas, ovos (pudim, baba de moça, fios de ovos, etc) bolo de chocolate e pão de ló, suspiro e chantilly.

=D