domingo, 30 de junho de 2013

Momento Culinária #1 - Torta Mousse De Doce De Leite E Banana Grelhada

Olá...

Eu resolvi postar um "Momento Culinária" por que adoro cozinhar. Eu vivo "inventando moda" na minha cozinha (é o que eu digo para as minhas cobaias, ops, família e amigos - rs). Tenho várias revistas e livros de receitas e, claro, o famoso "caderninho"- esse me acompanha desde adolescência...então,  vira e mexe, folheia daqui e dali, uma receita me apetece e lá vou eu testar ela... Quase sempre da certo, mas confesso que as vezes o resultado é desastro - rs (é preciso ser sincera), mas cozinhar é assim mesmo, as vezes acertamos, outras não...

A receita de hoje eu tirei da revista Nestlé. Eu me cadastrei a alguns anos no site da Nestlé e eles me enviam desde então,  a cada 3 meses, uma revista com receitas doces e salgadas e dicas de saúde e lazer...muito bom. Todos que adoram cozinhar e que adoram ainda mais os produtos Nestlé deveriam se cadastrar para receber essas revistas...eu "super" indico.
Continuando...rs, a receita de hoje é  fácil de fazer e é uma DELÍCIA, apenas requer um pouquinho de paciência porque é demorada. É a primeira vez que faço essa torta e deu tudo certo, ela ficou bonita e gostosa e todos aprovaram.

TORTA MOUSSE DE DOCE DE LEITE E BANANA GRELHADA





Rendimento: 14 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo Total de preparo: 4 horas.
Valor calórico: 325KCAL/Porção
Custo médio: R$ 25,00 (Na minha cidade, em Tubarão-SC)

INGREDIENTES

MASSA

1 pacote de biscoito negresco triturado (140 g)
2 colheres (sopa) de manteiga ( a receita não especifica, então eu usei com sal)

RECHEIO

1 colher (sopa) de manteiga
4 bananas-nanicas em fatias
meia colher (chá) de canela em pó
3 claras
meia xícara (chá) de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
1 lata de Moça Doce de Leite Cremoso Cobertura (Ou substitua por uma lata de Leite Moça cozida na panela de pressão - eu substitui)
1 tablete de chocolate Nestlé Classic meio amargo (170g)
1 lata de creme de leite

MODO DE PREPARO

MASSA

Em um recipiente, misture o Biscoito Negresco triturado e a manteiga até fomar uma massa úmida. Forre com essa massa o fundo de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro), apertando bem para unir a massa. Reserve.

RECHEIO

Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure levemente as bananas, sem deixar que amoleçam. Polvilhe a canela e distribua sobre a massa de Negresco, formando uma camada. Reserve.
Em uma panela, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto e continuando a mexer, para não cozinhar. Coloque em uma batedeira e bata até a tigela da batedeira esfriar e a mistura dobrar de volume. Reserve.
Misture a gelatina com 3 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo em banho-maria para dissolver (eu dissolvi no microondas conforme instruções no verso do pacotinho da gelatina e deu certo). Misture muito bem com o Moça Doce de Leite e acrescente às claras batidas reservadas. Distribua sobre a camada de bananas e leve a geladeira por 2 horas para firmar.

COBERTURA

Derreta o Chocolate Nestlé classico em banho-maria, junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Cubra a torta (já firme) com essa mistura e deixe gelar novamente (por cerca de 1 hora). Desenforme e sirva

DICA

Se desejar, decore com rodelas de bananas grelhadas e substitua o Moça Doce de Leite Cremoso por 1 lata de Leite Moça cozida em panela de pressão, seguindo o modo de preparo abaixo:

Coloque a lata fechada de Leite Moça em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente, misture para ficar homogêneo e use conforme desejado.